“E, embora tivesse feito tantos sinais na sua presença, não creram nele,para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?Por isso, não podiam crer, porque Isaías disse ainda:Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e sejam por mim curados.Isto disse Isaías porque viu a glória dele e falou a seu respeito.Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga;porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.” (Jo 12: 37-43)
Essa semana, fazendo a leitura diária, me deparei com este texto. O que mais me admira aqui, são os últimos dois versículos, que diz que alguns creram em Jesus, mas não o professaram, “porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus”. Não o confessaram, para não perder o status religioso, ou seja, para não serem expulsos das sinagogas.
Me parece que o tempo passou e o problema continua. É tão comum hoje cair nessa inversão de valores e buscar antes a glória dos homens que a de Deus. Mas quando buscamos a glória dos homens ao invés da glória de Deus?
-
Quando perdemos perder nossos status religioso:
Foi o que aconteceu com as pessoas citadas no texto. Mas esse tipo de coisa acontece hoje? Acontece! Buscamos mais a glória dos homens quando nos recusamos falar de Deus para uma pessoa que tem um pecado escandaloso (homossexuais, adúlteros, bêbados ou drogados, por exemplo), quando recebemos com hostilidade as pessoas que chegam em nossas igrejas, por terem um estilo diferente, roupa diferente, ou pelo que faz, tudo isso a fim de preservar nossa “santidade”. Buscamos mais a glória dos homens que a de Deus quando prezamos mais por nossas tradições do que aquilo que Jesus pregou(Mt 23:23).
Jesus rompeu com a tradição religiosa, mostrando que a misericórdia é mais importante. Quando Jesus curou um leproso, ele o tocou(Mc 1:40-42). A lei cerimonial diz que todo leproso deveria viver isolado (Nm 5:2). Ninguém poderia tocá-lo. Já está na hora de seguirmos o exemplo de Jesus, e nos arriscarmos a “tocarmos o leproso”, colocarmos nosso status religioso em risco em favor da glória de Deus.
-
Quando tememos perder nosso status social
Quando se trata de e evangelização, é bem comum termos o seguinte pensamento: “ Mas se eu testemunhar de Jesus para os meus colegas, eles vão me achar chato/fanático”. Porém, Jesus nunca falou que ia ser fácil (Veja Mt 10:34-39). Ele disse que quem ama mais alguma pessoa que a Ele não é digno dEle. Quem busca mais a glória dos homens que a de Deus não é digno dEle.
Veja o trecho a seguir:
“Como se não bastassem lutas exteriores, vemos dentro de nossa “própria casa” a pregação de que devemos ser em “nome do amor”. “educadinhos” (pra não dizer convenientes) com o vizinho da frente à nossa casa e:Não pregarmos o Evangelho para não nos tornarmos antipáticos porque o tal é espírita;Não pregarmos o evangelho para o “vizinho” da direita porque o tal é católico-romano-carismático (melhor conversamos com ele sobre futebol, por exemplo);Não pregarmos o evangelho para o “vizinho” da esquerda à nossa casa porque o tal é ateu (melhor conversarmos com ele sobre política, por exemplo);Não pregarmos o evangelho para o “vizinho” que mora na rua dos fundos à nossa casa porque o tal é Hare-Krishna (se acaso isso vier a acontecer, seria uma oportunidade de nos exercitarmos na cultura indiana).E, se formos enumerar a relação do que seja inconveniente à pregação do evangelho, ficaríamos mudos diante de tantas indiferenças e crenças antagonistas à nossa fé.”Trecho retirado do Texto “Cãogregacionais”, por David Sidrônio em 12/04/1980
Jesus falou que se perseguiram a ele que é o mestre, quanto mais a nós servos (Mt 10:25). Precisamos nos acostumar com essa ideia, ao invés de fazer como alguns que tentam adaptar o evangelho, levando ás pessoas, um deus a nossa imagem e semelhança, ao invés do verdadeiro Deus.
Que possamos verdadeiramente buscar a glória de Deus, não a dos homens.
Textos:
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! ” Mt 23:23
“Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me.Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo!No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo.” Mc 1:40-42
“Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra;os inimigos do homem serão os da sua própria família.'Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.” Mt 10 34-39
“Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família! ” Mt 10:25
“Ordene aos israelitas que mandem para fora do acampamento todo aquele que tiver lepra, ou que tiver um fluxo, ou que se tornar impuro por tocar um cadáver.” Nm 5:2
Toda religião tem um cunho espiritual e outro social. Óbvio que os Fariseus não o aceitavam porque eram Judeus assim como o próprio Jesus Cristo.
Cristo era Judeu mas depois tornou-se um líder espiritual e muitos passaram a cultuá-lo como o filho de Deus.
O Judaísmo é uma religião monoteísta, entretanto Deus é chamado por eles de diversas formas, entretanto trata-se de um Deus único.
* Avinu Malkenu- Pai Nosso, Rei Nosso
* Boreh - O Criador
* Elohei Avraham, Elohei Yitzchak ve Elohei Ya`aqov — "D-us de Abraão, D-us de Isaque e D-us de Jacó"
* El ha-Gibbor — "D-us Forte".
* Emet — "Verdade".
* E'in Sof — "Infinito", nome cabalístico de D-us.
* Ro'eh Yisrael — "Pastor de Israel".
* Ha-Kaddosh, Baruch Hu — "O Santo, Bendito Ele".
* Kaddosh Yisrael — "Santo de Israel".
* Melech ha-Melachim — "O Rei dos Reis".
* Magen Avraham — "Escudo de Abraão".
* YHWH-Yireh (Yahweh-Yireh) — "YHWH provê" (Gênesis 22:13, 14).
* YHWH-Rapha" — "YHWH cura" (Êxodo 15:26).
* YHWH-Niss"i (Yahweh-Nissi) — "YHWH nossa bandeira" (Êxodo 17:8-15).
* YHWH-Shalom — "YHWH, a nossa paz" (Juízes 6:24).
* YHWH-Tzidkenu — "YHWH, nossa Justiça" (Jeremias 23:6).
* YHWH-Shammah — "YHWH está presente" (Ezequiel 48:35).
* Tzur Israel — "Rocha de Israel".
Óbvio que seriam expulsos das Sinagogas, pois o povo era predominantemente Judeu e a sociedade embora acreditassem em Jesus Cristo estavam enraizados no Judaísmo.
Sinceramente não sei o que é STATUS RELIGIOSO, Religião nem reprova na escola, pois todos devem ter a liberdade de crença assim como reza a nossa constituição e o tratado da ONU. Se vocês são evangélicos por STATUS, estão muito enganados pois Deus não distingue ou não há favoritos perante os olhos deles, pois todos são iguais.
Quando você disse:
Jesus rompeu com a tradição religiosa, mostrando que a misericórdia é mais importante. Quando Jesus curou um leproso, ele o tocou(Mc 1:40-42). A lei cerimonial diz que todo leproso deveria viver isolado (Nm 5:2). Ninguém poderia tocá-lo. Já está na hora de seguirmos o exemplo de Jesus, e nos arriscarmos a “tocarmos o leproso”, colocarmos nosso status religioso em risco em favor da glória de Deus.
Cometeu justamente uma grande contradição. Se enquanto Evangélico vocês se propõem a seguir o caminho do Mestre Jesus, deveriam se comportar como ele se comportou não tendo PRECONCEITO por STATUS (Religião não é Status pra ninguém, uma posição na sociedade sim).
Hoje vivemos num mundo globalizado e livre. Hoje o que se discute em âmbito MUNDIAL é a diversidade (Não associem com a Parada Gay, ou parada da diversidade). A Diversidade tem um sentido muito mais amplo. Diversidade de crenças, raças, opção sexual, estilo (que são influenciados pela música, moda e pontos de vista individual), diversidade política (vivemos em democracia). Todas as religiões pregam o LIVRE ARBÍTRIO (não é um privilégio evangélico ou católico), Todas as religiões levam a um DEUS Ùnico, excerto as politeístas. Se todos temos um único Deus, só muda a maneira e os valores que cada religião tem para levar até eles. Se espírita, budista, hinduísta, candomblé, judaísta ... Todos pregam a Deus. Esta história de dizer que o espiritismo, budismo e demais religiões é fruto da simples falta de conhecimento ou ignorância. Em todas as religiões existem entidades ou elementos representando o BEM e o MAL, não lembro pela minha ignorância do fato de algumas das religiões acima cultuarem a SATANÁS ou ao DIABLO. Muito pelo contrário, o espiritismo por exemplo tem toma como exemplo maior o próprio JESUS CRISTO, embora tenha um ponto de vista diferente e mesmo que sejam atacados pelos Evangélicos, respeitam a sua religião.
Por este motivo sempre haverá resistência por aqueles que não são evangélicos em aceitar uma pregação, pois possuem uma concepção religiosa diferente da sua e podem se sentir desrespeitados ao tentarem ser influenciados a se converterem, pela simples falta de aceitação a diversidade humana.
Se você opta por ser evangélico, graças a Deus você tem uma religiosidade e a segue, mas o único caminho para a paz no mundo é o respeito, a libertação dos preconceitos e união de todos independente da sua crença. O negócio é pensar em esclarecimento, sabedoria e conhecimento ... independente da estética que cada religião adote.
Abraço e Graças a Deus por você ser Evangélico e espero que não seja muito pecador, porque será um sinal que segue o caminho do BEM!
DEUS TE ABENÇOE
Este comentário foi removido pelo autor.
Existe uma religião chamada SATANISMO, estes cultuam o Satanás ou Satan.
O satanismo é uma seita centrada em torno de Satã ou outra entidade identificada como Satã, ou centrada nas forças da natureza, em particular da natureza humana, representada por Satã como um arquétipo. Ao contrário de muitas religiões e filosofias, o satanismo foca a sua atenção no avanço hedonista do indivíduo em vez de a focar na submissão a uma divindade ou a um conjunto de códigos morais. Existem vários tipos de satanistas na sociedade contemporânea.
O termo Satan originou-se do judaísmo e se expandiu entre cristãos e seguidores do islamismo, chegando desse modo a disserminar-se entre diferentes culturas. Em hebraico o termo quer dizer adversário, opositor, se opondo, ir contra.
O termo satanismo foi utilizado pelas religiões abraâmicas para designar práticas religiosas que consideravam estar em oposição directa do deus abraamico.
O satanismo tem se mesclado com a cultura atual através de músicas, principalmente oriundas do Rock, desenhos animados, símbolos, filmes e conceitos ideológicos. As suas mensagens subliminares e as vezes descaradas invadem casas e mentes ignorantes acerca do assunto.
O SATANISMO sim deveria ser repelido da nossa sociedade.
Eu particularmente não sou SATANISTA, e quero distância pois pregam valores inversos aos meus que são de compaixão, amor, paz, equilibrio espiritual, extinção do sofrimento, e a prática correta da compreensão, aspiração, conduta, linguagem, atividades, atenção e êxtase.
PAZ!!
Caro Sérgio Aguiar, agradeço sua participação.
É sempre bom ouvir uma opinião externa.
Devido a falta de tempo, no fim de semana estarei respondendo seus questionamentos.
Fique na paz de Deus!
Este comentário foi removido pelo autor.
“mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; ” 1 Co 1:23
O cristianismo sempre causou polêmica. Não é à toa que Jesus foi crucificado pelos seus, sendo este inocente. Nem à toa que todos seus apóstolos também foram morreram pela mensagem que pregavam. E a frase mais polêmica de Jesus foi a seguinte:
“Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim” Jo 14:6
O exclusivismo cristão não foi inventado por nós. O próprio Jesus disse que não há outro caminho para a salvação que não seja Ele. Não adianta tentar se salvar por:
Boas obras: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
não de obras, para que ninguém se glorie.” Ef 2:8,9
Alguma outra divindade: “Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” At 4:11,12
Palavra de um ser Espiritual: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. ” Gl 1:8
A voz interior: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? ” Jr 17:9
Só em Jesus Cristo há salvação. Isto está escrito na nossa Bíblia. E o que caracteriza o verdadeiro cristão é ter a Bíblia como autoridade final em termos de fé e prática. Logo, se discordo dela, sou qualquer coisa, menos cristão.
Não sou contra a liberdade de religião. Pelo contrário, nunca impedi ninguém de praticar qualquer religião que seja, e respeito a pessoa independente da sua prática. Nem por isso sou obrigado a concordar com ela. Também nunca obriguei ninguém a se tornar cristão. Sou a favor do livre debate entre as religiões.
Pregar pessoas de outras religiões e crenças é um aspecto do cristianismo. Jesus mandou que fosse anunciadas a todos as suas palavras:
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Mt 28:18
Portanto, falar de Jesus para as outras pessoas é um mandamento de Jesus registrado na Bíblia. Proibir a pregação seria descaracterizar o cristianismo.
Você disse que só há um Deus e que todas religiões levam a ele. Então você deve crer num deus esquizofrênico. Não acredito que Deus iria dizer uma verdade num canto e outra em outro. Se Deus fizesse isso, não Ele não seria bom. Isso me parece mais ensino de Nietzsche do que do Torá.
A Bíblia ensina que Jesus Cristo é a verdade absoluta. Ninguém é obrigado a acreditar. Mas, eu nunca irei negar essa verdade. Muitos deram a vida por ela. Não sou eu que vou dar pra trás.
Ah! E quanto a questão de STATUS RELIGIOSO, tem a ver com o público a quem é destinado o texto. O texto é destinado a cristão convertidos, e é uma crítica a religiosidade vã. Existem pessoas que deixam de fazer a coisa certa para manter o aspecto cerimonial. É isso que é criticado no texto.
Tiago, fico contente em saber que tens respeito as outras religiões que seria um caso isolado dentro no Evangelismo que abertamente julga religiões espiritualistas como Espiritismo Kardecista, Budismo, Umbanda, Candomblé e suas vertentes como coisas do DIABO, DEMÔNIO ou SATANÁS. Na verdade se trata de pura falta de conhecimento a respeito destas doutrinas.
Se você enquanto cristão pregar a palavra para outros cristãos, no meu ponto de vista é uma atitude magnífica e digna de grande consideração pois estarias seguindo os principios da religião pelo qual faz parte e estaria levando a palavra para pessoas que comungam ou possuem o mesmo ponto de vista. Entretanto vejo esta prática quando realizada para pessoas que possuem outras aspirações religiosas ou outros princípios baseados em outros livros que não seja a Bíblia, seria uma falta de respeito ao ponto de causar um incômodo ou constrangimento pelo conflito causado. Caso seja apenas uma conversa sem a pretenção de induzir a pessoa a se converter, não vejo problema algum ... amigos podem compartilhar os seus pontos de vista, mesmo que não haja concordância entre si.
Da mesma forma que você segue exatamente o que dita ou manda a bíblia, pessoas de outras religiões também seguem a literatura da sua religião. No caso do Judaísmo o Torah, O Islamismo o Alcorão, os Espíritas o Evangelho segundo o espiritismo (Evangelho Segundo o Espiritismo, Livro dos Espíritos (que estuda os fenômenos), A Gênese, Nosso Lar, entre outros), os Budistas não possuem um livro específico pois os ensinamentos de Sidartha (Buda ou "O Iluminado") de geração para geração atualmente sendo codificado em livros sobre a Doutrina do Buda e os ensinamentos do Dalai Lama que também possui literatura sobre iluminação e evolução espiritual, A umbanda é a religião da Natureza, da moral e da redenção e segue os ensinamentos de Jesus Cristo condensados em um único mandamento "Amas o próximo como a ti mesmo, para que possas amar a Deus acima de tudo" e possui uma liturgia ou seus ritos baseados em muitas entidades... Enfim, Se você perceber muitas das religiões são fundamentadas no cristianismo mas não seguem a Bíblia.
Caso você ache que seja conversa as colocações sobre a umbanda, acesse o link: (http://www.scribd.com/doc/3304047/Livro-INFORMACOES-SOBRE-UMBANDA)
Quando você colocou:
"Você disse que só há um Deus e que todas religiões levam a ele. Então você deve crer num deus esquizofrênico. Não acredito que Deus iria dizer uma verdade num canto e outra em outro. Se Deus fizesse isso, não Ele não seria bom. Isso me parece mais ensino de Nietzsche do que do Torá."
Bem ... a princípio ... Deus é Homem ou Mulher ? Branco, Preto, Amarelo ou Vermelho ? Você crê em imagens criadas por artistas como Michelângelo ? Ou na concepção humana de "Deus" conforme o Vaticano nos induziu a acreditar ?
Deus é algo muito maior do que qualquer coisa que os humanos possam criar uma concepção, não se conceitua Deus porquê nós somos seres limitados a entender a dimensão desta "ENTIDADE". Fazendo uma simples analogia, somos bilhões de formigas dentro de um formigueiro chamado planeta terra, Criado por Deus que também criou outros "formigueiros" por aí afora! então afinal, o que seria a Lua ? Os Planetas, Galáxias, etc .. etc... etc ... E quanto aos Bilhões de espécies animais que encontramos no nosso planeta ? Também são filhos de Deus ou somos tão prepotentes e nos achamos tão superiores a ponto de nos considerarmos filhos únicos de Deus ?
No meu ponto de vista é tolice, ficamos muitas vezes conversando miolo de pote, quando somos tão pequenos ao ponto de sequer termos a capacidade de termos um perfeito entendimento do que é esta Entidade chamada DEUS. Somos seres limitadíssimos.
Conheço os livros do Nietzche e psiquiatria não se enquadraria neste caso, os estudos psiquiátricos são para seres insignificantes dentro do universo chamados por eles mesmos de Seres Humanos, mais um animal com um diferencial, dotado de inteligência limitada.
Então concluo, todas as religiões levam a Deus que é uma entidade a qual não temos a capacidade de compreender a sua magnitude ... As religiões foram criadas pelos homens e a grande maioria delas para manipular a sociedade para estabelecer a dominância de certos grupos específicos (Na época de Jesus havia guerras por territórios entre impérios romano, egípcio, hebreu, etc.). Jesus era o Messias, o qual, segundo a crença Judaica, seria o filho de Deus que viria a terra para salvar a humanidade do sofrimento. Após a morte de Jesus,seus apóstolos partiram pelo mundo difundindo suas idéias. Principalmente graças ao trabalho de Paulo, formou-se a doutrina do Cristianismo como uma religião de caráter universal. No Brasil o Cristianismo foi imposto aos nossos índios para controlá-los e tomar o nosso território. Nossos índios possuem ritos e cultos a natureza, aos mortos, ao matrimônio, etc ... Só ensinaram para ele a forma ocidental e cristã para os mesmos rituais (ensinaram a liturgia católica).
Deus não é louco nem esquisofrênico... Nós somos loucos e esquisofrênicos (estas são doenças para seres limitados assim .. "humanos").
Kind Regards and Cheers.
Quando você colocou:
"Você disse que só há um Deus e que todas religiões levam a ele. Então você deve crer num deus esquizofrênico. Não acredito que Deus iria dizer uma verdade num canto e outra em outro. Se Deus fizesse isso, não Ele não seria bom. Isso me parece mais ensino de Nietzsche do que do Torá."
Primeiramente, Deus é Homem ou Mulher ? Branco, Preto, Amarelo ou Vermelho ?
Nãaao!! Deus é algo muito maior ... é uma Entidade a qual nenhum ser humano é capaz de entender a sua magnitude por mais conhecimento que se tenha hoje. Somos seres limitadíssimos.
Como você explica a lua e os astros ? A Ciência através da astronomia nos trouxe o conhecimento do universo, então, fazendo uma simples analogia ... Somos bilhões de formigas dentro de um pequeno formigueiro chamado Planeta Terra (é assim que o chamamos ? Será que não tem algum outro nome por aí ?) Sabemos que existe um universo e vários "formigueiros" só não conseguimos entender pois somos seres limitados e incapazes de compreender como funciona a vida em outros lugares que não seja a Terra. E quanto as bilhões de espécies animal que habitam o nosso planeta ? Não seriam também filhos de Deus ? Somos "superiores" porque somos dotados de inteligência ? Animais de outras espécies também se comunicam e tem comportamentos similares aos nossos (Bicho Humano, mamífero) sendo que muitas vezes não temos a capacidade de compreender como funciona a comunicação e a inteligência entre outras espécies e simplesmente julgamos que são instintos e que não são dotados de inteligência. tsc, tsc, tsc ... Pobres humanos.
Já li vários livros do Nietsche quem trouxe conhecimentos importantes para a Psiquiatria e Psicanálise, mas estes conhecimentos só se aplicam a seres limitados chamados de Humanos, Homem ou Homo Sapiens. Coitados que sofrem de doenças de ordem psiquiátrica. O Torá veio antes da Bíblia e trás o conhecimento da Cabala que vai muito além do conteúdo da Bíblia (velho testamento). Jesus era o Messias, o qual, segundo a crença Judaica, seria o filho de Deus que viria a terra para salvar a humanidade do sofrimento. Após a morte de Jesus,seus apóstolos partiram pelo mundo difundindo suas idéias. Principalmente graças ao trabalho de Paulo, formou-se a doutrina do Cristianismo como uma religião de caráter universal.
Ou seja, as RELIGIÕES foram criadas pelos homens ... Os HOMENS não compreendem o que significa DEUS nem mesmo através da ciência ... OS HOMENS compreendem um pouco sobre a ASTRONOMIA E A FÍSICA ... mas a ASTRONOMIA não entende o que é DEUS. Logo OS HOMENS criaram a RELIGIÃO e também criaram a ASTRONOMIA E A FÍSICA mas nenhum destes conhecimentos são capazes de descrever o que é DEUS.
Finalmente, Todos nós somos filhos de DEUS e TODAS AS RELIGIÕES levam a DEUS mesmo que não saibamos a magnitude ou o que signifique ... conhecemos apenas livros e palavras criadas por humanos, homo sapiens ou simplesmente o HOMEM que diz ter acesso a esta entidade. RELIGIÃO NÃO SALVA NINGUÉM, A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL!
Aliás ... AS RELIGIÕES NOS SALVAM DE NÓS MESMOS!